Talk: Estudos eleitorais com R

Recentemente estive na Universidade Federal de Pernambuco participando de uma mesa sobre sobre metodologia na primeira edição do Métodos em Pauta. Aproveitei a ocasião para apresentar aos ouvintes de graduação sobre como dois temas fundamentais da Ciência Política, o sistema eleitoral e o partidário, podem ser estudados de forma sistemática, eficiente e replicável usando o R.

Sistema Eleitoral e Sistema Partidário

O professor Jairo Nicolau definiu um sistema eleitoral como as regras que transformam votos em cadeiras. Em pouca palavras percebemos sua importância não só para a Academia, mas para sociedade como um todo. Além das regras de transformação de votos em mandatos, os sistemas eleitorais possuem diversas características que afetam como a disputa ocorre, como se distribuirá o apoio eleitoral e a composição do parlamento.

Junto do sistema eleitoral, o sistema partidário influência e é afetado por ele. Um sistema partidário diz respeito, de maneira bastante grosseira, ao número e a forma de competição mantida por um conjunto de partidos em uma determinada polity. Do mesmo modo que os sistemas eleitorais, os partidários podem ser ser avaliados de diversas maneiras.

Essas características têm sido abordadas pela Ciência Política há muitas décadas. Na apresentação enfatizei diversas ferramentas analíticas que facilitam a análise dos sistemas eleitorais e partidários enfatizando dados para o Estado de Pernambuco e para o Brasil nas disputas para Deputado Federal. Nela mostro como podemos usar o R para calcularmos o número efetivo de partidos (NEP), a fragmentação partidária (FRAC), volatilidade eleitoral, desproporcionalidade eleitoral e a nacionalização dos partidos.

Você pode acessar a apresentação que contém os scripts e o banco de dados para reprodução dessas medidas no meu Github. Nele abordo como aplicar as fórmulas e criar descritivos simples como tabelas e gráficos usando ggplot2. Se você se interessar por leituras a esse respeito, abaixo listo um bom começo.

Referências

LAAKSO, Markku; TAAGEPERA, Rein. “Effective” number of parties: a measure with application to West Europe. Comparative political studies, v. 12, n. 1, p. 3-27, 1979.

NICOLAU, Jairo. Sistemas eleitorais. Editora FGV, 2015.

NICOLAU, Jairo Marconi. Multipartidarismo e democracia: um estudo sobre o sistema partidário brasileiro, 1985-94. Fundac~ ao Getulio Vargas Editora, 1996.

PEDERSEN, Mogens N. The dynamics of European party systems: Changing patterns of electoral volatility. European Journal of Political Research, v. 7, n. 1, p. 1-26, 1979.

SARTORI, Giovanni. Parties and party systems: A framework for analysis. ECPR press, 2005.

comments powered by Disqus