Nacionalização partidária

Neste projeto procuramos identificar qual o nível de nacionalização dos partidos políticos e do sistema partidário brasileiro. Vamos coletar dados eleitorais dos partidos políticos nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados em cada um dos estados.

Em termos métodológicos aplicamos o coeficiente de Gini para mensurarmos a desigualde de votos entre as unidades federativas como proposto por Jones e Mainwaring (2003). Nesse sentido, a lógica é avaliar o grau em que o apoio eleitoral dos partidos políticos é homogêneo entre as unidades federativas estaduais.

De acordo com Jones e Mainwaring (2003), sistemas partidários nacionalizados refletem um importante componente da dinâmica da competição partidária, possui um efeito sobre fatores como a sobrevivência da democracia, competição política e no comportamentodo legislativo e nas políticas públicas.

Na existência de um sistema partidário nacionalizado, os partidos possuem abrangência nacional e tendem a se expressar e agir segundo uma orientação nacional comum em vez de se dividirem em questões regionais ou subnacionais (Borges, 2015; Morgenstern at al, 2009, Jones, 2010).

Você pode acessar os dados e os scripts em R desse projeto no meu Github.